DICA DO DIA
O estudo de PAGINAÇÃO em um projeto de interiores é de extrema importância podendo determinar qual o estilo que todo o resto do ambiente seguirá, além claro de interferir diretamente no custo da obra. O que é Paginação? É um estudo detalhado de como se irá dispor o revestimento naquele ambiente (inclusive de onde se iniciará o assentamento), tanto no piso, paredes e por que não no teto? Outra observação a ser feita é que a paginação independe se a peça é bold ou retificada. Em ambos será possível dar um efeito diferenciado.
Existem vários padrões de paginação tais como Horizontal, Vertical, Diagonal, Dama/Trama, Labirinto, Escama de peixe, Chevron e por aí. Mas é importante lembrar que, ao longo do tempo, alguns estilos se tornam em desuso dando espaço para novidades. Um que está super em alta é o Aleatório. Com o aparecimento de novos formatos de revestimentos, o céu se torno o limite para a criatividade, brincando com cores e formatos montando o layout com qual se quer comunicar. Em seguida estão algumas referências de projetos não autorais para servir de inspiração:
Vertical
As peças retangulares ficam alinhadas com a dimensão no eixo vertical dando uma sensação de alongamento do pé direito.
Cálculo de sobra: 10%
Horizontal
Peças alinhadas com a maior dimensão no eixo horizontal, dando amplitude ao ambiente.
Cálculo de sobra: 10%
Transpasse
O Transpasse corresponde de 15 a 25% do tamanho total do revestimento. Tornam os ambientes mais aconchegantes, dando um tom natural. Muito comum com os padrões amadeirados.
Cálculo de sobra: 15%
Diagonal com Transpasse
Paginação alinhada porém no eixo de 45 graus. Pode ser aplicada com transpasse também
Cálculo de sobra (sem transpasse): 10%
Cálculo de sobra (com transpasse): 15%
Dama/Trama
Conjuntos de 2 ou mais revestimentos estreitos formando um quadrado. Muito comum em piso taco.
Cálculo de sobra: 10%
Espinha de Peixe
As peças formam um zif-zag com peças de encaixando em ângulos de 45 graus. O seu custo de aplicação costuma ser diferenciado.
Cálculo de sobra: 30%
Escama de Peixe
Parecido com a Espinha de Peixe mas são organizados horizontalmente e verticalmente (90 graus) começando pelas laterais.
Cálculo de sobra: 20%
Chevron
Padrão em zig-zag que lembra o estilo Espinha de Peixe porém o revestimento é chanfrado. O seu custo de aplicação costuma ser diferenciado.
Cálculo de sobra: 30%
Aleatório
Uma das grandes tendências de mercado dando asas à imaginação, utilizando tons diferentes de revestimento. Requer um bom detalhamento do profissional.
Cálculo de sobra: 15%
Labirinto
paginação que imita um labirinto, em forma circular, que começa o seu assentamento pelo meio, tendo como base uma peça central.
O seu custo de aplicação costuma ser diferenciado.
Cálculo de sobra: 10%